terça-feira, 19 de maio de 2015

Carta de Natal é apresentada na Câmara dos Vereadores

Ontem, 18, o Centro Sócio Pastoral, representado na pessoa de Ion de Andrade, apresentou aos vereadores de Natal na Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes e Habitação, a "Carta de Natal" fruto do Seminário "Desenvolvimento Local e Direito a Cidade", realizado em nossa comunidade com a participação de diversos movimentos sociais e entidades de Natal.
Além da apresentação do texto da Carta em si, Ion de Andrade colocou como exemplo exitoso de equipamento social o ginásio poliesportivo Arena do Morro, sua atuação dentro da comunidade e a gestão compartilhada entre governo, sociedade e entidade. Ressaltou ainda, a importância de um planejamento urbano participativo que leve em consideração principalmente os direitos da população e sua necessidade por equipamento de desenvolvimento social e a cidade.


Aproveitando a ocasião, colocou-se também a importância de se aprovar o Parque Sabino Gentili na ZPA10 em frente ao Arena do Morro, garantindo para a população da cidade mais um espaço de convivência lazer e preservação dos poucos resquícios de Mata Atlântica que  ainda compõem a cidade, em detrimento da construção de mais espigões de puro concreto. Os vereadores Hugo Manso, Sandro Pimentel e Cabo Jeoas, membros da comissão, se colocaram a favor da Carta e a inteira disposição para o aprofundamento do debate junto à Câmara.


Para quem ainda não conhece o texto da Carta de Natal é só acessar este link: http://jornalfalamaeluiza.blogspot.com.br/2015/04/a-carta-de-natal.html .
 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mãe Luiza é um dos finalistas na Copa Natal Sub-17

Após vencer no último domingo, 10, no Campo das Rocas, por 2x1 o Centro Desportivo Felipe Camarão, o time de futebol Mãe Luiza foi classificado para as finais da Copa Natal Sub-17, promovida pela pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). 
A copa inicialmente reuniu 30 equipes e chega aos seus momentos decisivos neste sábado,16. Os times classificados foram Santa Cruz, PEF-Nova Descoberta, Pajuçara, Parque dos Coqueiros, Juventos, Guarapes, Nova Natal e Mãe Luiza. 
Ontem, 13, a organização da Copa e representantes dos 8 times classificados se reuniram às 10h, na sede da SEL, para o sorteio dos confrontos da próxima rodada. Confira os novos confrontos pelas quartas de final:

Campo de Dix Sept Rosado:
(8h15) - Parque dos Coqueiros X Guarapes
(10h)  - Mãe Luiza X Juventus

Campo das Rocas:
(8h30) - Pajuçara X Santa Cruz
(10h)  -  Nova Natal X PEF-Nova Descoberta.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Escadarias da comunidade passam por reformas

Boa parte das escadarias de acesso que fazem parte das ladeiras e ruas de nossa comunidade estão sendo reformadas. Segundo Nilson Venâncio, conselheiro comunitário, a ação está sendo realizada com recursos do município e mão de obra local, composta por moradores do bairro.
Nilson destacou que, as escadarias das ruas Alto da Colina, Rua da Guia, Camaragibe, Saquarema e Alto da Bacia, seguiram este regime de financiamento em parceria com a prefeitura. Mas ressalta que na Rua Atalaia e Patrício Alves a ação foi totalmente desenvolvida pelos próprios moradores da área.
A malha viária básica de Mãe Luiza é antiga e muito castigada, há muito precisando de recapeamento de qualidade em toda a sua estrutura. A via principal João XXIII, que tem passado por um constante aumento de fluxo por ligar a Via Costeira ao centro da cidade, está em péssimas condições e os remendos não tem dado resultado satisfatório.
Essa iniciativa e louvável e necessária em um primeiro momento, mas o ideal seria uma reforma e um  plano de mobilidade sérios para a nossa comunidade. Inclusive repensando as questões de mobilidade, já que o bairro é repleto de ladeiras e ruas estreitas.  
 
Ação na rua Alto da Colina