segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Polo Mãe Luiza participa do Festival AGINAT

As alunas do Polo Mãe Luiza de Ginástica Rítmica participaram do festival anual da Associação de Ginástica de Natal (AGINAT) na última terça-feira, 8, no CAIC Lagoa Nova. No evento, nossas ginastas se apresentaram para os demais, participaram de palestras informativas com nutricionistas e ganharam medalhas simbólicas por seu desempenho nas aulas.


 Meninas do polo Mãe Luiza

Três das alunas do Polo Mãe Luiza, que desenvolvem suas atividades no Ginásio Poliesportivo Arena do Morro, irão participar das seletivas para entrar no grupo de alto rendimento em 2016. Se passarem serão cinco garotas de baixa renda treinando nesse grupo. Os testes  acontecerão agora no mês de dezembro e também em janeiro do ano que vem.
Ficamos na torcida por elas.





quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

3ª Edição do projeto Mulher Viver com Dignidade acontece em Mãe Luiza


Nessa sexta-feira, 11, acontece em Mãe Luiza a 3ª edição do projeto "Mulher Viver com Dignidade", que levará diversos serviços de assistência à comunidade, das 8h às 16 horas, no Conselho Comunitário, Centro Social Padre João Perestrello e Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição e suas imediações. 
Confira a lista de serviços:
  1. Exames de ginecologia;
  2. Circuito saúde: clínica, pressão e glicose;
  3. Exames urológicos para homens a partir dos 50 anos de idade e palestras;
  4. Vacinas;
  5. Oftalmologia;
  6. Odontologia;
  7. Emissão de Identidades - ITEP - cerca de 100 fichas;
  8. Jurídico;
  9. Psicologia;
  10. Dinâmicas de grupo;
  11. Oficinas;
  12. Ciclos de palestras para a saúde da família;
Durante o evento, também haverá abordagens acerca da violência contra a mulher e seus direitos por meio de um questionário a ser aplicado, para o mapeamento da situação da violência contra a mulher na região.
A ação é realizada pela Defensoria Pública do Estado  do Rio Grande do Norte, por intermédio do Núcleo Especializado de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, em parceria com o Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição, Conselho Comunitário de Mãe Luiza e Centro Social Padre João Perestrello.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Escadaria pronta, e agora?

Nesta segunda-feira, 07, às 17h, a prefeitura inaugura, após um ano e meio de desastre,  a rampa-escadaria de acesso à rua Guanabara, um posto policial localizado na Av. Sílvio Pedroza, uma praça de convivência, os serviços de macro e microdrenagem de outras vias da nossa comunidade e libera a rua Guanabara para o fluxo de carros. 
Foram cerca de R$ 5,6 milhões de reais repassados pelo Ministério da Integração Nacional para as ações de reconstrução, desse montante R$ 400 mil serão devolvidos com economias realizadas durante o processo. 

Claro que esse é um momento significativo no processo de reconstrução pós desastre, a encosta foi estabilizada e a comunidade terá acesso a praia através de um equipamento bonito e seguro que preza pela acessibilidade. No entanto, como existem outras esferas do problema que envolvem principalmente o direito a moradia, nos cabe perguntar "Escadaria pronta, e agora?".


O questionamento encontra eco uma vez que parte das famílias que tiveram danos em suas casas, continuam sem moradia, ou com suas residências em estado precário, necessitando ainda de reparos. Informações repassadas pela Secretaria Municipal de Habitação (Seharpe) e Plantacon esclarecem que o início dos reparos das últimas 36 residências, que permanecem em condições de moradia, também, começam hoje. 
Porém, o que mais nos preocupa agora são as cerca de 23 famílias que tiveram suas moradias totalmente destruídas e terão de aguardar o longo processo burocrático da construção dos novos apartamentos, previstos para serem erguidos na rua João XXIII próximo a 4ª DP .O que não tem prazo definido, mesmo depois destes um ano e meio.

Terreno onde se pretende relocar as 23 famílias

A comunidade precisa estar atenta, não podemos deixar que o brilho da inauguração de hoje ofusque os demais problemas ainda a serem resolvidos e os joguem para o esquecimento, para debaixo do tapete. A festa só será completa quando toda a situação envolvendo o desastre, de proporções internacionais, seja resolvida. A comunidade segue, festeja hoje, mas continua na luta!