quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Comemorando o Dia do Idoso

O Espaço Solidário celebrou no último domingo o Dia do Idoso. A comemoração teve início com a leitura de um texto produzido coletivamente pelos idosos. Em seguida houve a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Robério e co-celebrada pelo Pe. Alberto. Após a Santa Missa, um grupo da Igreja Missão Evangélica Pentescostal e o Lar da Vovozinha prestaram uma homenagem ao idoso.


Dentro de nós a vida toda:

Toda a nossa infância dentro da gente

Mora dentro de mim a criança alegre e contente que brincava de roda pião.
Mora dentro de mim a menina trabalhadeira que lavava roupa e tomava conta dos irmãos.
Mora dentro de mim a manina calma e obediente que gostava de ajudar a mãe.
Mora dentro de mim a menina sapeca que rebolava pedras nos meninos.
Mora dentro de mim a menina de cabelo pixaim com carinha de menina besta.
Mora dentro de mim a menina que curiava atrás das portas.
Mora dentro de mim a criança medonha que subia em pé de coqueiro.
Mora dentro de mim a menina que morria de medo do pai.

Toda a nossa mocidade dentro da gente

Mora dentro de mim o moço cheio de energia que corria a cavalo ao encontro da morena.
Mora dentro de mim a moça sonsa que não saia de casa (pai não deixava), mas que piscava o olho pros moços da feira.
Mora dentro de mim a moça que namorava no portão.
Mora dentro de mim o lenço que usava pra acenar pro namorado.
Mora dentro de mim a moça que fugia de casa pra namorar.
Mora dentro de mim a moça que gostava de dançar no terreiro.

Toda a maturidade dentro da gente

Mora dentro de mim a mulher bacana que comprava leite de gado pra dar pros filhos.
Mora dentro de mim a mulher que trabalhava na casa dos outros.
Mora dentro de mim a mulher cozinheira, lavadeira, passadeira.
Mora dentro de mim a mãe cuidadosa, preocupada, aperreada.
Mora dentro de mim o homem pescador, estivador, feirante e pedreiro.
Mora dentro de mim a secretária, a dona de casa.
Mora dentro de mim a esposa companheira.
Mora dentro de mim o marido companheiro.

Hoje moram dentro de nós: saudades, dores e males, mazelas da vida.
Moram dentro de nós lembranças boas e uma vontade danada de viver mais e mais.
Mora dentro de nós uma gratidão imensa por Deus ter nos permitido viver tanto...


Nenhum comentário:

Postar um comentário