quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia Internacional do Idoso

Amanhã (01/10), o Espaço Solidário em comemoração ao Dia do Idoso, realizará durante todo o dia várias atividades. A Casa Crescer e a Espaço Livre também marcarão presença com apresentações planejadas pelos alunos e professores.

Para o momento, o centro de convivência preparou um folder com as impressões dos idosos sobre as vivências, os sonhos e o dia a dia de cada uma e de cada um nesse estágio da vida. A todos eles o nosso carinho, o nosso reconhecimento e o nosso obrigado pelos conselhos, exemplos de vida e sabedoria semeados em nossas vidas.


FOLDER

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alguns moradores da nossa comunidade reuniram-se na tarde de domingo (26/09) e dirigiram-se para Uruaçu a fim de relembrar a morte dos mártires de Cunhaú e Uruaçú, os padres André de Soveral e Mateus Moreira, e celebrar a demonstração de fé dos promeiros mártires brasileiros.
Durante o percurso de idá para o monumento de honra aos Mártires, houve uma paradinha pra visitar a igreja de São Gonçalo, uma linda construção do sec. XIX. Já em Uruaçú, um dos pontos altos da celebração foi o show de Pe. Zezinho, seguido pela missa, presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. O massare em que os padres foram mortos ocorreu no século XVIII, durante uma fase de disputas entre portugueses e holandeses no Nordeste.
No calendário da Igreja Católica, consta a festa dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, dia 3 de outubro. Este ano, pelo fato de ter coincidido com as eleições, a Arquidiocese de Natal antecipou as celebrações







No dia 29/08, um grupo de alunos universitários moradores de Mãe Luiza, a FARN ( Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN), profissionais da educação, saúde e outras áreas que congregam na capela de São Francisco na Praia do Meio, reuniram-se com o Padre Robério no intuito de traçar estratégias para dinamizar e tornar viva a biblioteca do Centro Sócio Pastoral.

Durante o último sábado, Dia da Responsabilidade Social das Universidades e Faculdades, a FARN realizou juntamente com um grupo de universitários, a primeira atividade envolvendo as crianças e adolescentes da comunidade. Ao longo da manhã houve contação de história, apresentação de palhaços e exibição de filme.


sábado, 25 de setembro de 2010


Neste sábado (25/09/2010), a turma da perseverança da Capela de Nossa Senhora da Conceição, realizou um encontro de catequese no Parque das Dunas. Em encontros anteriores os adolescentes tinham aprofundado temas ligados ao meio ambiente e sua preservação. Na prática, foram vivenciar todo apredizado relacionado ao cuidado, responsabilidade e compromisso que todo ser humano deve ter com a criação de Deus. Os catequistas Heriberto e Silvia ressaltam a importância de sempre que possível, os catequisandos vivenciarem na prática os conteúdos estudados.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Escola e Família

Na última quarta-feira os pais dos alunos de 6º ao 9º ano, que estudam na Casa Crescer, reuniram-se para conversar e dar encaminhamento a ploblemas detectados pelos pais e pela Casa.
Os pais relataram que as escolas formais (PÚBLICAS) onde seus filhos estudam, nas poucas reuniões de pais e mestres, lhes são cobrados: que usem o fardamento; que acompanhem a frequencia e os horários da escola; que prestem atenção as atividades que a escola encaminha para serem realizadas em casa.
Contrapondo-se aos pedidos das escolas, os pais colocaram: a falta de professores; os longos meses de espera por carteiras; a falta de livros; as reformas nas escolas no período letivo e os dias sem aula.
Diante de todas essas questões, configura-se a necessidade de uma iontervenção na escola. Para isso, um grupo de pais se disponibilizou a construir uma carta com todas as angustias e sonhos em prol da vida escolar de seus filhos. A carta será enviada para todas as autoridades que estão envolvidas com a criança e o adolescente.
No início do mes de novembro voltaremos a nos reunir para avaliar todas as ações pensadas pelos pais.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Parceria

Desde dia dezoito de agosto, temos entre nós a presença da parceira, e sobretudo amiga, Gisela da cidade de Penzberg/Alemanha. Durante sua estadia, ela tem marcado presença nas diversas atividades do Centro Sócio Pastoral e da comunidade. Sua visita reaviva a nossa amizade e nos dá a certeza de que um mundo melhor é possível se todos se unirem em prol deste objetivo.
Gisela voltará a Penzberg dia oito de setembro, mandamos lembranças para os amigos que lá ficaram.

Casa Crescer



Espaço-Livre

EXPOCATEQUESE 2010

A Catequese de Natal comemorou seu dia com a EXPOCATEQUESE, grande evento dedicado aos catequistas. Nesse momento de celebração, reuniram-se todos os catequistas da nossa Arquidiocese em atividades voltadas a sua vivência catequética.
O encontro aconteceu no colégio Maria Auxiliadora das 8 as 16hrs.




À noite, os catequistas da nossa comunidade, celebraram mais uma vez em missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição.