A visita em comemoração ao jubileu da parceria entre a comunidade de Penzberg e Mãe Luiza, se deu entre 02/01 e 17/01. Doze pessoas que fazem parte do Centro Sócio Pastoral Nossa senhora da Conceição se encontraram com o parceiros de Penzberg para celebrar a vida, a fé e a esperança em um mundo melhor. As festividades de fato, tiveram início desde aquela vinda do Pe. Conrado a Mãe Luiza, momento já postado em nosso blog.
Já na chegada em Monique, houve um grande momento de acolhimento, onde todos foram recebidos com música e muita consideração. Gorros e cachecois, produzidos por uma grande colaboradora, foram distribuídos à todos e partimos para a comunidade de penzberg.. Em outro momento, nos reunimos para uma maior socialização no salão paroquial e a partir de então estava aberta a visita de comemoração.
Chegada no aeroporto de Monique
Encontro no salão paroquial
Missa comemorativa
Festa do jubileu
Bolo comemorativo
Encontro no salão paroquial
As festividades em comemoração ao jubileu se deram atraves de dois momentos. Primeiro celebramos a fé através de uma missa co-celebrada por Pe. Conrado, Pe. Robério e Pe. Josef. Foi um momento muito bonito onde podemos fazer preces de agradecimento e partilhar canções que caminharam junto conosco ao longo desses anos. Na homilia houve grandes reflexões a cerca da situação pastoral e do grande trabalho que é evangelizar atraves da justiça social. Em seguida, nos reunimos com todos os parceiros que fizeram e fazem parte dessa grande amizade e celebramos os 25 anos em que andamos de mãos dadas em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Missa comemorativa
Festa do jubileu
Bolo comemorativo
Em Kochel, comunidade parceira há 10 anos de Mãe Luiza, também participamos de uma celebração eucarística e realizamos um passeio às montanhas. Foi um belo momento de amizade e parceria.
Parceiros de Kochel
Ana e Socorro apresentando a Espaço Livre
Josélia e Reinaldo apresentando a Casa Crescer
O Centro Sócio Pastoral, e seus diversos espaços, foi reapresentado a comunidade de Penzberg em uma reunião realizada no centro paroquial. Nesse dia, cada componente integrante da viagem expos a história, as lutas cotidianas e as vitórias referentes ao local que trabalha como escola Espaço Livre, Casa Crescer, Espaço Solidário e o próprio Centro Sócio Pastoral. Foi muito importante refletir sobre a caminhada, perceber o que deu certo e é claro enchergar a presença da comunidade de Penzberg nesse processo desenvolvido ao longo desses 25 anos.
Josélia e Reinaldo apresentando a Casa Crescer
Josélia, Aparecida e o Pe. Robério falando sobre o Centro Sócio
Um dia muito importante durante a viagem foi o encontro com o Pe. Conrado, co-fundador da parceria. Entregamos a ele a flâmula do jubileu como símbolo de sua grande importância para todos nós. Em sua casa conversamoas sobre nosso grande Pe. Sabino Gentili e partilhamos sentimentos de amizade e saudade mútuas.
Pe. Conrado
Encarada como grande momento de troca de experiências, essa viagem oportunizou a todos nós conhecer diversos espaços que se identificam com o trabalho que realizamos em nossa comunidade.Visitamos espaços educativos que fazem intercâmbio conosco, como o Jardim de Infãncia São Rafael que troca experiências com a Escola Espaço Livre e uma escola pública de ensino fundamental que tem maior ligação com a Casa Crescer, além de outros lugares de aprendizagem diferenciada e ensino médio. Também partilhamos vivências em uma casa para idosos, onde apresentamos o Boi-Bumbá, como referência de nosso folclore, e visitamos suas diversas dependências fazendo um paralelo com o Centro de Convivência Espaço Solidário.
Jardim de Infância
Casa para idosos
Escola de ensino fundamental
Escola de ensino fundamental e médio
Escola de ensino médio
Na comunidade de Eggental, parceira há 20 anos de Mãe Luiza, participamos ativamente de uma celebração festiva e novamente expomos o trabalho realizado pelo Centro Sócio e seu diversos espaços. Respondemos a questionamentos pertienentes, no que diz respeito a situação do Brasil e como ele está sendo visto no mundo. Reforçamos que, enquanto não houver distribuição de renda de forma igualitária em nosso país, espaços como o centro precisam agir no meio popular.
Encontro na comunidade de Eggental
No encontro final, nos despedimos de nossos parceiros com a certeza de que essa amizade tão vindoura ainda dará muitos frutos. E sem dúvida nenhuma, também perdurará por muitos anos.
Despedida no aeroporto de Monique
Nenhum comentário:
Postar um comentário