quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Comemoração do Jubileu da Parceria entre Penzberg e Mãe Luiza

A visita em comemoração ao jubileu da parceria entre a comunidade de Penzberg e Mãe Luiza, se deu entre 02/01 e 17/01. Doze pessoas que fazem parte do Centro Sócio Pastoral Nossa senhora da Conceição se encontraram com o parceiros de Penzberg para celebrar a vida, a fé e a esperança em um mundo melhor. As festividades de fato, tiveram início desde aquela vinda do Pe. Conrado a Mãe Luiza, momento já postado em nosso blog.
Já na chegada em Monique, houve um grande momento de acolhimento, onde todos foram recebidos com música e muita consideração. Gorros e cachecois, produzidos por uma grande colaboradora, foram distribuídos à todos e partimos para a comunidade de penzberg.. Em outro momento, nos reunimos para uma maior socialização no salão paroquial e a partir de então estava aberta a visita de comemoração.

 Chegada no aeroporto de Monique

 Encontro no salão paroquial

As festividades em comemoração ao jubileu se deram atraves de dois momentos. Primeiro celebramos a fé através de uma missa co-celebrada por Pe. Conrado, Pe. Robério e Pe. Josef. Foi um momento muito bonito onde podemos fazer preces de agradecimento e partilhar canções que caminharam junto conosco ao longo desses anos. Na homilia houve grandes reflexões a cerca da situação pastoral e do grande trabalho que é evangelizar atraves da justiça social. Em seguida, nos reunimos com todos os parceiros que fizeram e fazem parte dessa grande amizade e celebramos os 25 anos em que andamos de mãos dadas em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

 Missa comemorativa

 Festa do jubileu

Bolo comemorativo

Em Kochel, comunidade parceira há 10 anos de Mãe Luiza, também participamos de uma celebração eucarística e realizamos um passeio às montanhas. Foi um belo momento de amizade e parceria.
Parceiros de Kochel

 O Centro Sócio Pastoral, e seus diversos espaços, foi reapresentado a comunidade de Penzberg em uma reunião realizada no centro paroquial. Nesse dia, cada componente integrante da viagem expos a história, as lutas cotidianas e as vitórias referentes ao local que trabalha como escola Espaço Livre, Casa Crescer, Espaço Solidário e o próprio Centro Sócio Pastoral. Foi muito importante refletir sobre a caminhada, perceber o que deu certo e é claro enchergar a presença da comunidade de Penzberg nesse processo desenvolvido ao longo desses 25 anos. 

 Ana e Socorro apresentando a Espaço Livre


Josélia e Reinaldo apresentando a Casa Crescer

Betinha e Lucileide apresentando o Espaço Solidário

 
Josélia, Aparecida e o Pe. Robério falando sobre o Centro Sócio

Um dia muito importante durante a viagem foi o encontro com o Pe. Conrado, co-fundador da parceria. Entregamos a ele a flâmula do jubileu como símbolo de sua grande importância para todos nós. Em sua casa conversamoas sobre nosso grande Pe. Sabino Gentili e partilhamos sentimentos de amizade e saudade mútuas.

Pe. Conrado

Encarada como grande momento de troca de experiências, essa viagem oportunizou a todos nós conhecer diversos espaços que se identificam com o trabalho que realizamos em nossa comunidade.Visitamos espaços educativos que fazem intercâmbio conosco, como o Jardim de Infãncia São Rafael que troca experiências com a Escola Espaço Livre e uma escola pública de ensino fundamental que tem maior ligação com a Casa Crescer, além de outros lugares de aprendizagem diferenciada e ensino médio. Também partilhamos vivências em uma casa para idosos, onde apresentamos o Boi-Bumbá, como referência de nosso folclore, e visitamos suas diversas dependências fazendo um paralelo com o Centro de Convivência Espaço Solidário.
Escola de ensino diferenciado

Jardim de Infância 

Casa para idosos

 Escola de ensino fundamental

 Escola de ensino fundamental e médio

 Escola de ensino médio

Na comunidade de Eggental, parceira há 20 anos de Mãe Luiza, participamos ativamente de uma celebração festiva e novamente expomos o trabalho realizado pelo Centro Sócio e seu diversos espaços. Respondemos a questionamentos pertienentes, no que diz respeito a situação do Brasil e como ele está sendo visto no mundo. Reforçamos que, enquanto não houver distribuição de renda de forma igualitária  em nosso país, espaços como o centro precisam agir no meio popular.

 Encontro na comunidade de Eggental

No encontro final, nos despedimos de nossos parceiros com a certeza de que essa amizade tão vindoura ainda dará muitos frutos. E sem dúvida nenhuma, também perdurará por muitos anos.

Despedida no aeroporto de Monique

Nenhum comentário:

Postar um comentário