segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Mutirão de Exames Gratuitos na Maternidade Januário Cicco

No dia 30 de outubro, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) promove um mutirão para a realização de exames gratuitos. A ação acontece das 8h às 16h com atendimento feito pelos médicos mastologistas da maternidade e o apoio de estudantes, residentes e demais servidores.

Durante o atendimento, as mulheres farão exames de triagem para identificação de fatores de risco e nódulos nas mamas. Caso seja identificado algum problema ou risco, serão encaminhadas para atendimento posterior na maternidade com mamografia, ultrassonografia e consulta detalhada.
Todo o ambulatório da MEJC estará mobilizado para a ação. Ao todo serão 20 salas destinadas exclusivamente para o atendimento das mulheres no mutirão. Além da realização dos exames, serão distribuídos informativos e oferecidas palestras educativas.

 O professor Murillo de Britto afirma que os exames são de grande importância para o tratamento da doença. “É diferente do câncer de colo, que sofre algumas alterações que podem evoluir para o câncer e a gente pode interferir nessas fases de evoluções. O câncer de mama já aparece como câncer. Então, a gente tem que fazer esse diagnóstico precoce com o exame de excelência que é a mamografia”, avalia.

Diariamente, a MEJC realiza atendimento à população pela manhã e à tarde, inclusive realizando cirurgias, mamografias e ultrassonografias. O atendimento oncológico não é feito na maternidade, mas as mulheres diagnosticadas com a doença são encaminhadas para a Liga Contra o Câncer.
 



 Fonte: Agecom - UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário