terça-feira, 31 de março de 2015

Ecos do seminário "Desenvolvimento Local e Direito a Cidadania"

Reunidos no Ginásio Poliesportivo Arena do Morro, em Mãe Luiza, neste último sábado, 28, representantes dos movimentos sociais das quatro zonas de Natal reuniram-se para pensar a cidade, principalmente o direito a habita-la.
O encontro iniciou-se como esperado ás 8h,  com as boas vindas aos presentes e agradecimento às instituições parceiras.
 
O primeiro componente da mesa redonda a iniciar as discussões foi Ion de Andrade, trazendo para o debate "A luta de Mãe Luiza pelo desenvolvimento local". Momento importante de resgate da história do bairro e suas lutas, que pode servir de inspiração para as outras comunidades das diversas zonas presentes. A intensão e justamente, compartilhar experiências e fortalecer a luta por reinvindicações sociais em toda a cidade.
 
 Ion de Andrade
 
O debate tomou prosseguimento com o professor Cesar Sanson que trouxe para a roda a temática "Conjuntura Nacional e Desenvolvimento Local". Aqui, foi possível entender melhor como estamos nas diversas esferas, política, econômica e social. Essa troca de experiências, possibilitou uma clareza maior das ideias e desmistificou alguns mitos e certezas sobre a conjuntura atual brasileira e local.
 
    Professor Cesar
 
 
A última palestrante, entes da formação dos grupos para discussão, foi a procuradora Marise Costa, que abordou o "Direito à Moradia e à Cidade". A procuradora esclareceu alguns mitos em relação a leis e direitos que temos garantidos e podemos lutar por sua efetivação, assim como debateu sobre a importância, ou não, de algumas obras de mobilidade da cidade, e qual o seu legado para todos. Ressaltou a importância de estarmos atentos e discutirmos com as diversas esferas se determinada obra, de fato, trará benefícios para todos garantindo o direito a uma vida de qualidade na cidade.
 
 Procuradora Marise Costa
 
 
Terminado o debate na mesa-redonda, foi chegado o momento das quatro zonas (Norte, Sul, Leste e Oeste) de Natal, reunirem-se para discutir como está a luta pela questão social. Os grupos discutiram em cima das questões norteadoras: 1. Como a sua comunidade enfrenta os problemas de direito à moradia? Há terrenos públicos sem uso onde você mora? Como você gostaria de vê-los ocupados? 2. Que equipamentos sociais importantes faltam à minha comunidade? Quem deveria financiar sua construção? 3. Como assegurar a participação social no planejamento e como garantir alta qualidade e sustentabilidade? Como fazer funcionar a gestão compartilhada dos equipamentos entre as
comunidades e  o poder público?
Momento rico em que muito se discutiu as questões de cada comunidade, suas lutas, anseios, necessidades e a participação popular nos processos sociais. Relatores ficaram responsáveis por registrar toda a discussão que no final entregaram os relatórios à mesa organizadora do seminário.
 
 Zona Leste
 
 Zona Oeste
 
   Zona Norte
 
 Zona Sul
 
 A consolidação das propostas, elaboração da Carta de Natal e a o início da discussão sobre a mobilização social para dar visibilidade às reinvindicações e projetos será realizada no dia 11 de abril, sábado a partir das 8:30h no Ginásio Arena do Morro pela relatoria, aberta aos interessados.
A Relatoria retornará a Carta de Natal aos participantes do Seminário por e-mail e abrirá fórum de discussão sobre a mobilização social, solenidade(s) de entrega da Carta às autoridades do legislativo, executivo, partidos e sociedade civil organizada e outra iniciativas para dar visibilidade e estabelecer compromissos das autoridades e instituições com à Carta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário