terça-feira, 14 de julho de 2015

Ronda Cidadã em Mãe Luiza

Aconteceu ontem, às 20h, no Centro Social Padre João Perestrelo, a primeira reunião para discutir a implementação do programa "Ronda Cidadã" em Mãe Luiza. Estiveram presentes o Subcomandante da Polícia Militar Coronel Araújo Lima, o Capitão Fábio Sandrine, que está responsável pela PM em Mãe Luiza, representantes das diversos movimentos sociais do bairro, que formam o Fórum de Entidades, e comunidade.
Segundo explicou o Coronel Araújo, o programa "Ronda Cidadã" é um esforço da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, juntamente com as Polícias Militar e Civil integradas, no intuito de melhorar e trazer mais segurança para o estado. "Iremos começar aqui, na Comunidade de Mãe Luiza, denominada como área 4 de atuação, por que sabemos do histórico de lutas e da identidade comunitária desse bairro", afirmou o coronel.


A intenção do projeto é uma polícia mais humanizada, mais próxima da população. Não agindo apenas reativamente, ou seja, quando o crime já aconteceu e é chamada, mas pro-ativamente em parceria com as demais secretarias do estado. Por exemplo, observando áreas em que não há iluminação pública adequada, onde o lixo obstrui as vias, ou se há muitos jovens fora da escola. É as policias presentes, atuando de forma conjunta com a comunidade a fim de resolver os problemas diversos que no fim tem alguma ligação com o que gera a violência. 
Ainda segundo o coronel, isso só será possível com a participação efetiva da comunidade em todo o processo, daí a escolha de nossa comunidade, historicamente conhecida pela grande participação popular, como local piloto do projeto.


Como o programa já está acontecendo no bairro, essas reuniões ficarão ocorrendo periodicamente, quinzenalmente ou mensalmente, para que haja uma espécie de prestação de contas do que está sendo feito na comunidade pelo "Ronda Cidadã", assim como para ouvir os diversos anseios dos moradores do bairro e suas avaliações.
Segundo o Capitão Fábio Sandrine, já foram designados 120 policiais para cuidar da Área 4, a qual Mãe Luiza faz parte, 8 viaturas novas já estão disponíveis para uso, policiamento motorizado, policiamento feminino, dentre outros recursos para viabilizar a ação.
Os representantes do Fórum de Entidades de Mãe Luiza realizaram alguns questionamentos, principalmente em relação a forma de abordagem da polícia no bairro e reforçaram a importância de uma atuação humanizada por parte das polícias. A expectativa dos presentes é que essa ação coletiva tenha bons resultados.

LEMBRETE: Pedimos a comunidade que fique atenta quando forem divulgados os dias de reunião, para que todos possam participar efetivamente do debate e contribuir também.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário