terça-feira, 10 de novembro de 2015

Carta do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos sobre a redução da violência em Mãe Luiza

A categoria de CVLI significa Crime Violento Letal Intencional que envolve dentre outros crimes contra a vida, os Homicídios, Latrocínio e lesões Corporais Seguidas de Morte.
É uma aferição feita inicialmente pelo Conselho de Direitos Humanos e que foi assimilada pela Secretaria de segurança Pública e da Defesa Social a partir de 2015.
O chamado Metadados se alimenta de várias fontes de informação como o ITEP, CIOSP, MPE, Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, Observatório da Violência, Datasus...
Penso que é possível identificar o dado que corrobora o sentimento do bem fazer que o Ginásio e que o legado de Sabino Gentile estão a fazer a esta Comunidade.
Evidente que há outras ações sendo efetivadas na Comunidade, mas tenho uma grande desconfiança de que o Ginásio é o maior fator de redução da letalidade em Mãe Luíza, sobretudo, dentre os Jovens.
Além do mais, uma redução protagonizada também pela comunidade e seus equipamentos esportivos tem o condão de aglutinar e desarmar a juventude e é um tipo de redução que pode ter sustentabilidade para os anos vindouros 2015.
Para isso precisa de apoio e de contínua evolução e alargamento de olhares.
Parabéns pelo trabalho humanista de resgatar o encanto pela vida e da procura em  desarmar o belicismo em voga.

Marcos Dionisio Medeiros Caldas
Presidente do Conselho estadual de Direitos Humanos.

 Print da tabela disponibilizada com os dados, em números, referente ao CVLI no bairro
Clique para ampliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário